
Descrição do curso
Início imediato e acesso por um ano.
Parcele em até 12X de R$ 24 (sem juros)
Oferecer conhecimento teórico para os profissionais de saúde que atuam, ou pretendem atuar, na área de Pesquisa Clínica é o eixo desta capacitação, que contextualiza a importância desse campo, oferece conhecimentos sobre as normativas locais e internacionais e estimula a elaboração e condução de ensaios clínicos pelos profissionais da equipe multi (médicos, dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos) nas diferentes instituições.
IMPORTANTE: Curso produzido em 2017.
Categoria: Inovação e Tecnologia
Informações gerais
Público-alvo
Médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e demais profissionais da saúde.
Metodologia
Buscando alcançar a experiência de aprendizagem eficiente e inovadora, baseamos nossa metodologia nas melhores práticas de ensino à distância aliadas à poderosa combinação de conteúdos de qualidade e recursos audiovisuais estimulantes.
Teremos a oportunidade de apresentar aos alunos videoaulas de 15 minutos permeadas por entrevistas, vídeo cases, demonstração de procedimentos e animações além de promover diversos tipos de interações.
Este treinamento tem como carga horária 6 horas e todas as aulas são assíncronas, você pode acessar e realizá-las a qualquer momento dentro do período de acesso.
Bibliografia
- Brasil, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013, Seção 1, p. 59-62.
- Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Resolução da Diretoria Colegiada nº 9 de 20 de fevereiro de 2015. Dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, p. 69-72.
- Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Resolução da Diretoria Colegiada nº 10 de 20 de fevereiro de 2015. Dispõe sobre o Regulamento para a realização de ensaios clínicos com dispositivos médicos no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 mar. 2015, Seção 1, p. 73-76.
- Brasil, Norma Operacional nº 001 de 16 setembro de 2013. Dispõe sobre a organização e funcionamento do Sistema CEP/CONEP.
- International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use. Guideline E6 (R1) e E6 (R2) – Good Clinical Practice.
- Documento das Américas: Guia de Boas Práticas Clínicas. 2005
Certificado
-
Primeiros Passos
-
Aula 1: Introdução à Pesquisa Clínica
-
Aula 2: Formas de atuação do profissional de saúde na Pesquisa Clínica
-
Aula 3: Fluxos regulatórios - Sistema CEP/CONEP, ANVISA e ICH
-
O que você está achando do curso?
-
Aula 4: Estudos clínicos de iniciativa do investigador, uso compassivo e acesso expandido
-
Revisão do Curso
-
Tutorial de como adquirir o certificado
-
Apostila
-
Material de Apoio - Aula 1
- Indicação de leitura
- Filme: Cobaias (1997). Sinopse: Em 1932, a sífilis vira epidemia nos Estados Unidos. Em meio a isso, um grande número de pessoas recebe tratamento médico sem saber que eram participantes de um estudo clínico autorizado pelo governo americano.
- A importância da Pesquisa Clínica no Brasil
-
Material de Apoio - Aula 2
-
Material de Apoio - Aula 3
- Leitura: Instrução Normativa nº 4 de 2009 ANVISA
- Leitura: Manual de Submissão de Projeto de Pesquisa da Plataforma Brasil
- Leitura: E6 (R2) – Adendo ao Guia de Boas Práticas Clínicas (inglês)
- Leitura: Manual de orientação: pendências frequentes em protocolos de pesquisa (CONEP/CNS/MS)
- Leitura: Manual Tripartite Harmonizado da Conferência Internacional de Harmonização (ICH) para a Boa Prática Clínica (GCP)
- Leitura: CNS Norma Operacional 001 - CONEP
-
Material de Apoio - Aula 4
- Leitura: Projeto de lei 7082/2017 - Sistema Nacional de Ética em Pesquisa Clínica com Seres Humanos
- Leitura: Manual para submissão de programa de uso compassivo e acesso expandido
- Filme: Uma Chance para Viver (2008). Sinopse: Dennis Slamon trabalha com uma droga na tentativa de descobrir a cura para o câncer de mama. Ele arrecada fundos para sua pesquisa e recruta voluntários para testes clínicos, trazendo esperança a milhares de pacientes.
Bem-vindo ao Curso
Aulas e Atividades Complementares
Novidade
Material de Apoio
Professores

Greyce Lousana
Graduada em Biologia e Medicina Veterinária, Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2001), especialista em Administração Educacional.
É autora de diversas publicações na área de Pesquisa Clínica, tais como:
Pesquisa Clínica: abrangência, regulamentação e processos - 2017.
Pesquisa Clínica:
Fluxos Regulatórios no Brasil (Ed. Revinter 2013).
Resolução 196/96 CNS/MS Entre o discurso e a ação (Ed. Revinter, 2009).
Boas Práticas nos Centros de Pesquisa – 1ª e 2ª Eds. (Ed. Revinter, 2008).
Gestão de um Centro de Pesquisa como Fator de Sucesso (Ed. Revinter, 2007).
Elaboração de Dossiês para CEP, CONEP e ANVISA – Guia Prático (Ed. Revinter, 2006).
Pesquisa Clínica no Brasil (Ed. Revinter, 2002).
Elaboração de Dossiês para CEP, CONEP e ANVISA (Ed. Revinter, 2002).
Manual de Boas Práticas Clínicas (L&F Editores, 1997).
Idealizadora e Fundadora da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica; Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica; Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da Invitare Pesquisa Clínica; Presidente da Comissão de Animais de Experimentação em Ensino e Pesquisa do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo; Coordenadora do Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa de São Paulo; Secretária Adjunta da Frente Parlamentar da Saúde e Pesquisas Clínicas da Assembleia Legislativa de São Paulo e ex-membro do Conselho Nacional de Saúde. Atualmente, também é diretora executiva da Invitare Pesquisa Clínica e Auditoria.
Comece agora
Depoimentos
